domingo, 20 de agosto de 2017

ALIMENTAÇÃO AYURVÉDICA

SÁTVICO, RAJÁSICO OU TAMÁSICO? - para o Ayurveda, tudo o que absorvemos com os 5 sentidos é considerado alimento. Pense assim: não é só comida e bebida que nos alimenta, o que ouvimos, o que vemos e o que sentimos na pele nos nutre (ou desnutre) também. Com este pensamento, a medicina Ayurvédica classifica os alimentos em três categorias básicas, que promovem efeitos específicos tanto no corpo quanto no estado mental.

ALIMENTOS SÁTVICOS - o SATVA traz clareza, equilíbrio e desintoxificação. Todos os alimentos frescos e integrais entram nesta categorias. Frutas como a manga, romã, coco, pera, chás de ervas, frutas secas, mel, temperos frescos, leite fresco e orgânico, todos promovem o estado sátvico e devem ser consumidos quando se busca estes efeitos.

ALIMENTOS RAJÁSICOS - o RAJAS induz a ação, criação e mudança. Trazem um aumento na atividade mental e física e, se consumidos em excesso ou em momentos inadequados podem esgotar mentalmente a pessoa e trazer agressividade e dominância a tona. Aqui entram as comidas estimulantes como alho, cebola, vinagre, café, chocolate, pimentas, ovos, laticínios, frutos do mar, peixe, lentilhas, beringela, brócolis, batatas, picles, comidas salgadas, energéticas e frutas como maçã e banana. São boas quando consumidas com moderação e principalmente CONSCIÊNCIA do momento em que queremos trazer ação e movimento para nossa vida.

ALIMENTOS TAMÁSICOS - o TAMAS evoca a necessidade de PARAR, a inércia, sedação, aterramento e resistência. Consumido com regularidade, este tipo de alimento é bastante prejudicial tanto ao corpo quanto a mente, pois leva a um estado de paralização e diminuição da consciência. As vezes, contudo, nosso corpo precisa de comidas tamásicas, especialmente quando estamos muito aéreos, hiperativos, estressados ou com energia muito baixa. Aqui entram as carnes vermelhas, frango, frutas como abacate, ameixa, melancia, vegetais como abóbora, cogumelos, queijos envelhecidos, bebidas alcóolicas, comida fermentada, congelada, processada, enlatada ou feita no microondas e frituras.

Um comentário:

Karun disse...

Namaskar, aqui é o Karun (RJ). Parabéns pelo excelente site produzio por vocês em BH. Peço apenas para revisarem a explicação sobre alimentos rajasicos abaixo. alho,cebola, peixe, frutos do mar etc são todos tamasicos.
"ALIMENTOS RAJÁSICOS - o RAJAS induz a ação, criação e mudança. Trazem um aumento na atividade mental e física e, se consumidos em excesso ou em momentos inadequados podem esgotar mentalmente a pessoa e trazer agressividade e dominância a tona. Aqui entram as comidas estimulantes como alho, cebola, vinagre, café, chocolate, pimentas, ovos, laticínios, frutos do mar, peixe, lentilhas, beringela, brócolis, batatas, picles, comidas salgadas, energéticas e frutas como maçã e banana. São boas quando consumidas com moderação e principalmente CONSCIÊNCIA do momento em que queremos trazer ação e movimento para nossa vida."